Return to site

Quer Ser Professor Universitário em 2019?

Saiba como em 10 passos.

Quer Você sabia que a maioria dos Professores Universitários são contratados no início de cada ano ?

Cerca de 90% das contratações acontecem no início do ano seguinte. Ou seja, a primeira pré-seleção ocorre entre novembro e dezembro, com entrevistas iniciando em janeiro.

Professores Universitários, salvo situações extremas, são contratados somente duas vezes por ano. No início e no meio do ano.

Quer ser professor em 2019 ? Segue o passo a passo (e um passo bônus no final do artigo):

  1. Visite o site das instituições de ensino próximas da sua casa ou trabalho e localize a página Trabalhe Conosco (ou similar);
  2. Cadastre seus dados e selecione os cursos que possuem disciplinas do seu interesse. Não se limite a apenas a sua área de formação ou atuação;
  3. Se o cadastro pedir, envie um currículo atualizado, no formato PDF. Cuidado ! Um currículo para atuar como professor é diferente do currículo profissional tradicional ! Não envie o mesmo currículo que você usa para empregos tradicionais !
  4. Se o cadastro pedir, informe o link do seu Currículo Lattes. Pesquise no Google por Plataforma Lattes, caso não conheça. Esta é a etapa onde 90% das pessoas desistem por que é algo que nunca ouviram falar, dai ficam com medo. Tenha coragem e siga em frente !
  5. Cadastro completo, agora é a hora de descobrir o nome e email do coordenador de cada curso que você selecionou. Esta etapa é facil. Se a IES (Instituição de Ensino Superior) tem um site razoavelmente decente, está escrito na página do curso.
  6. Entre em contato com o Coordenador e marque uma entrevista para janeiro, assim que o coordenador voltar das férias / recesso de fim de ano. Não se preocupe, é a época que recebemos mais pessoas. Lembre-se pais procuram os coordenadores para conversar sobre o curso. Normalmente estamos disponíveis.
  7. Seja objetivo na conversa. Diga que se candidatou a uma vaga e que gostaria de se apresentar. Seja simpático, deixe um currículo resumido (uma folha, por favor) e lembre-se de deixar claro como você pode contribuir para o curso.
  8. Caso o Coordenador diga que não está procurando nenhum professor no momento, pergunte se ele conhece outro curso ou local que possa estar procurando por professor (dica: nós sempre sabemos sobre outras vagas).
  9. Escreva um email para o Coordenador no dia seguinte, agradecendo pela conversa.
  10. Tente verificar, usando o LinkedIn, se você e o coordenador tem algum amigo em comum. Networking faz toda a diferença.

É isso. Simples, fácil, sem mistérios.

Agora, depois que você é selecionado, tem a prova de aula, comprovação de títulos e outros detalhes. Mas isso fica para um outro artigo, no futuro.

 

Passo Bônus: Pesquise no Google por Edital Professor Universitário 2019. Use algumas variações, como incluir o nome da instituição de ensino. Você vai encontrar editais de instituições públicas e privadas.