Return to site

Dois Requisitos Essenciais Para Você Ser Um Professor Universitário

Quais são os dois requisitos essenciais para você se tornar um Professor Universitário?

1) Diploma de Pós-Graduação

Não importa a Pós-Graduação. Pode ser Lato Sensu (os MBAs ou o que costumamos chamar apenas de Pós) ou Stricto Sensu (Mestrados e Doutorados).

Muita gente não acredita. O mínimo é Lato Sensu, segundo o MEC.

Veja o Link a seguir:

Eu entendo a confusão. Para trabalhar em Instituições de Ensino Superior (IES) federais, o mínimo é mestrado, como mostra este link:

É claro que cada IES terá suas particularidades e exigências. E é claro que IES de renome e, consequentemente, muito procuradas, poderão exigir o título mínimo de Mestre.

Mas é importante entender que um profissional com muita experiência no Mercado, pode ter mais chances que um Mestre com pouca experiência profissional.

Cursos Superiores de Tecnologia, também chamados de Tecnólogos, normalmente dão preferência a professores com muita experiência de mercado. O mesmo acontece com Pós-Graduações Lato Sensu e MBAs.

A segunda exigência, que é tão importante quanto a anterior, apesar de muita gente não acreditar é o:

2) Tempo Livre

Tempo livre significa que, para o horário das aulas noturnas, que normalmente começam entre 18:00 e 19:00 horas, é necessário estar disponível para lecionar.

E disponível não significa quase sempre. Significa sempre ! Ou seja, para o horário das aulas, você não pode se atrasar. Os alunos estarão esperando.

A propósito, a falta de pontualidade é uma das causas mais comuns de demissão de professores. Atrasar prejudica os alunos e a imagem da instituição. Eventuais atrasos podem acontecer, mas se forem frequentes, você pode ser demitido.

É claro que há outras coisas importantes ....

Por exemplo, ter um Currículo Lattes...

Mas isso fica para outro artigo.